Estou perdendo dinheiro com minha franquia, e agora?
É muito comum recebermos emails e consultas sobre as ações possíveis de serem tomadas quando o franqueado está enfrentando dificuldades financeiras. É importante salientar que, embora o risco do negócio seja exclusivamente do franqueado, pois não é porque se trata de uma franquia que deixa de ser um empreendimento de risco, muitas vezes há contribuição do franqueador para a falta de sucesso.
Quando isso ocorre, é possível responsabilizar o seu franqueador.
Como já mencionado algumas vezes nesse site, a transferência de Know How do franqueador é uma prestação de serviços de consultoria contínua e, quando esta prestação de serviços é abaixo do necessário para que aquele know how seja transferido, podemos dizer que o franqueador é corresponsável pelo fracasso da unidade.
E o que se pode fazer, nesses casos?
Como há a obrigação da prestação da consultoria continuada para transferência do Know How, a ausência dela implica em quebra de contrato por parte do franqueador. Portanto, multas contratuais, indenizações e etc, devem ser cobrados do franqueador, o que pode reduzir os prejuízos dos franqueados. Ou, ainda, a cobrança dessa consultoria continuada pode ser a salvação do seu negócio. Portanto:
a) Cobre do seu franqueador suporte gestacional eficaz para sua operação. Isso pode ser fator diferencial entre prejuízo e lucro;
b) no caso de não haver consultoria, reclame por indenizações e multas. Por fim, é importante lembrar que 70% dos franqueadores têm boas intenções negociais e, estes, provavelmente irão te socorrer no momento do desespero.