top of page

Franquias brasileiras e seus desafios.

O Brasil tem mais de 3 mil marcas de franquias.


E dentre tantas marcas, existem redes excelentes e redes horríveis, sem qualquer know-how e com contratos de franquia abusivos.


A proporção de franquias ruins é ainda significativa. Então temos um desafio pela frente: mudarmos o mercado de franquias.

E como podemos mudar esse cenário ? Com a informação.


As pessoas precisam aprender a investigar a franqueadora antes de ingressarem na sua marca. Também precisam entender para que serve a Circular de Oferta e as informações que precisam estar ali contidas.


Recentemente, a ABF lançou uma campanha "por um franchising transparente". Que iniciativa incrível.

Essa campanha corrobora com o que venho escrevendo aqui: precisamos mudar o cenário das franquias brasileiras.


Precisamos voltar às origens, aos motivos da "invenção" desse modelo de negócios.


A origem do franchising, apesar de ser atribuída a Singer, é relativamente obscura, já que outras empresas utilizaram esse formato concomitantemente.

Afinal, a ideia é óbvia: expansão com custo reduzido através de uma relação de ganha-ganha com franqueados.


Juridicamente, posso afirmar que a franquia é a evolução do simples contrato de fornecimento.


Na franquia, o franqueador é dono da marca, do produto ou do serviço, mas ao invés de ser um mero fornecedor, também firmam com os franqueados contratos de "know-how" , "engineering", licença de uso de marca e, às vezes, até de assistência técnica.

Em outras palavras, não existe franquia sem "know-how". Não existe franquia sem processos e procedimentos internos. Não existe franquia sem "engineering". Não existe franquia sem licença de uso de marca e direitos sobre ela.


Quando estivermos diante de uma rede que não entrega algum desses contratos, estaremos diante de uma franquia ruim. Essa marca esqueceu o propósito e a natureza do contrato de franquia.

Minha missão: informar as pessoas, defender franqueados e ajudar empresas a se transformarem em franquias transparentes e de sucesso.




Comments


Lucas Costa - Advogado, professor, consultor e franqueado.
foto site.jpeg
bottom of page