Quando não comprar uma franquia - Como comprar uma franquia ?
Quando recusar (não comprar) uma franquia
Tão importante quanto saber como escolher uma boa franquia, é saber recusar uma oferta ruim, uma franquia ruim.
O primeiro indicativo de que você precisa Recusar uma franquia, é a pressa. Se o franqueador tem pressa em te vender, desconfie.
É claro que toda a venda guarda uma certa urgência. E o maior medo, de todos os vendedores, é que o comprador desista do negócio. Então um certo nível de urgência e pressa é sempre normal.
O que deve servir como motivo de recusa, motivo para não se comprar uma franquia, é a pressa exagerada, impostas por algumas franqueadoras. As desculpas são sempre as mesmas, que a praça está sendo comercializada para outra pessoa, que valor da taxa de franquia vai subir na virada do mês, que as condições promocionais vão encerrar etc.
A pergunta que fica é: “se você não casa com alguém às pressas, por que deveria casar empresarialmente sem antes namorar?”
Então namore, não tenha pressa de namorar todas as franquias antes de decidir-se por casar com uma.
Outro fator de recusa é a Felicidade dos franqueados da rede.
Entre em contato com o máximo de franqueados possível, e levante um percentual de Felicidade. Se a maioria dos franqueadores está infeliz, por que você acha que seria diferente com você?
E cuidado, analise se a franqueadora tem franqueados antigos, porque todo franqueado é feliz no início do casamento.
Outro motivo para você recusar uma marca, são processos judiciais envolvendo a empresa franqueadora.
Isoladamente, ter processos judiciais não é um problema em si. Afinal, muitas empresas têm processos judiciais e mesmo assim são boas parceiras.
Que você precisa analisar é a natureza desses processos. Ora, se uma franqueadora tem 50 franqueados, e tem 35 processos judiciais os envolvendo, significa que algo está errado.
Esses são apenas alguns motivos para você recusar uma franqueadora. Poderia elencar mais de 50 situações que merecem uma atenção especial, mas isso deixaria de ser um artigo e passaria a ser um livro, ou um curso, o que não é a intenção.
Mas esses 3 pontos, com certeza, poderão ajudar você na hora da compra de uma franquia.
Comments